terça-feira, 15 de novembro de 2016

Acordo do Clima: Ministro brasileiro fala a verdade inteira em Marrakech



Acordo do Clima vai custar US$ 40 bilhões ao Brasil, diz Maggi

"Quem vai pagar esta conta?", questiona o ministro da Agricultura em Marrakech
POR BRUNO BLECHER



Maggi lembra que o Brasil tem 61% do seu território coberto por matas e é responsável por 14% da água doce do Planeta (Foto: Agência Brasil)

"Os agricultores e pecuaristas brasileiros são os atores que podem ajudar o meio ambiente, mas devem ser compensados por isto", disse hoje à GLOBO RURAL por telefone o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que está em Marrakech, Marrocos, onde participa da COP 22, a Conferência Mundial do Clima.
Maggi lembra que o Brasil tem 61% do seu território coberto por matas e é responsável por 14% da água doce do Planeta, mas mesmo assim o governo se comprometeu a reduzir os gases efeito estufa.
"Aos produtores rurais cabe a tarefa de reflorestar 12 milhões de hectares e recuperar 15 milhões de pastagens degradadas para melhorar a eficiência da pecuária e evitar novos desmatamentos. Também cabe ampliar a área de plantio direto, a redução uso de nitrogênio nos adubos usando inoculação de rizobiuns nas gramíneas", disse o ministro, que calcula o custo das intenções previstas no Acordo de Paris em cerca de US$ 40 bilhões.

"Quem vai pagar esta conta?", questiona o ministro, acrescentando que os agricultores do Brasil fornecem alimentos a bilhões de pessoas usando 8% do território nacional para plantio e 19,7% para pecuária e ainda preservam às suas custas 11% do território brasileiro em suas propriedades.

"Os produtores de outros países não carregam estes custos nas costas", disse Maggi.

O ministro vai pedir durante a COP 22, em Marrakech, que os produtos agrícolas brasileiros tenham preferência no mercado global, em função de cumprirem regras ambientais rigorosas. Ele falará no painel "O papel do Brasil, da agricultura e da silvicultura no Acordo de Paris" na próxima quinta-feira (17/11).

"O clima é um fator importante na produção agropecuária do país, o que motiva os agricultores a preservar o equilíbrio ambiental”, disse Maggi.


Nenhum comentário: