quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

“Não” à demarcação de terras indígenas!



Milhares de pessoas protestam contra demarcação indígena no Oeste do Paraná  

Nem a chuva conseguiu segurar a multidão que saiu às ruas em manifestação contra a demarcação de terras indígenas em Guaíra, Paraná. 
Marcada para acontecer às 13h00, a aglomeração começou mais cedo, com a presença de produtores rurais, comerciantes, donas de casa, representantes do Legislativo e da prefeitura. 
A boa surpresa foi a grande participação de vizinhos, das cidades de Terra Roxa, Marechal Cândido Rondon, Mercedes e Mundo Novo. A cidade parou para a passeata, com os comércios todos fechados.
A população guairense conseguiu fazer o que pretendia; manifestar de forma pacífica e levar seu recado ao Governo Federal, Ministério Público, Justiça Federal e FUNAI, dizendo “não” à demarcação. 
Carregando bandeiras do Brasil, além de cartazes e faixas, a caminhada teve início na frente do Banco do Brasil e seguiu sentido Ministério Público, onde foi cantado o Hino Nacional. 
Na sequência, seguiram até próximo à ponte Ayrton Senna, onde cantaram mais uma vez o hino e chamaram a atenção de outras pessoas, que seguiam para a ponte sentido Mato Grosso do Sul e Paraguai, como também, sentido Paraná, para o problema que Guaíra vem enfrentando.


Há alguns anos, a FUNAI vem buscando finalizar os estudos e o processo de criação da reserva guarani-kaiowá (a “tekowá/guaçu/guairá”), com a pretensão de ocupar 11 mil alqueires (cerca de 30 mil hectares) do território dos municípios de Guaíra e Terra Roxa, correspondente a 30% da área agricultável que circunda os rios Paraná, Taquari e Iguaçu. 
No meio desse território pretendido pela FUNAI, estão milhares de colonos que ali habitam e produzem desde o século passado. Além disso, através do mapa, é possível ver boa parte da área urbana ameaçada.
No momento final da manifestação, algumas pessoas aproveitaram para reforçar o pedido de união dos guairenses, como o Presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset, que citou o triste fim de Suiá Missu (MT), agora terra fantasma desde que passou a pertencer à reserva indígena dos índios Xavantes.
Silvanir se referiu a ONGs estrangeiras que se encontram por trás das nossas riquezas, e convidou os guairenses para a ação. Na oportunidade, a advogada e produtora guairense,Simone Vanin, destacou que Guaíra foi colonizada há mais de 50 anos, e que na época não havia nenhum índio. 
Já o prefeito de Terra Roxa, Altair Pádua, falou sobre o problema que também afeta o seu município e pediu a união de todos.






Fonte://ongdip.wordpress.com/2017/12/06/cerca-de-oito-mil-pessoas-caminharam-pelas-ruas-de-guaira-contra-a-demarcacao/

Nenhum comentário: