domingo, 27 de abril de 2008

50 milhões de hectares de pastagens subaproveitadas?! E os 63 milhões de hectares da Reforma Agrária?

O Jornal O Estado de S. Paulo publica hoje (27/4/08) artigo de Márcia De Chiara afirmando que o País poderá resolver a crise mundial de alimentos, desde que utilize 50 milhões de hectares de pastagens subaproveitadas para a plantação de grãos.

Segundo projeções do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, poderemos atingir a produção 350 milhões de toneladas grãos, sem derrubar uma única árvore.

Além dos grãos, o ex- ministro diz que poderemos multiplicar por sete a área com cana-de-açúcar para produção de etanol sem afetar a produção de comida. Hoje a cana-de-açúcar destinada ao etanol ocupa 3,6 milhões de hectares.

Atualmente, sem resolver problemas nos portos, rodovias e ferrovias, financiamento ao produtor, além da falta de empenho do Brasil nas negociações internacionais sobre acesso aos mercados, não temos condições de aumentar sequer 10 milhões de toneladas!

A propósito, este Blog não resite em levantar uma questão. Por que não se fala dos 63 milhões de hectares já agro-reformados? Se Reforma Agrária tivesse resolvido ou resolvesse alguma coisa, hoje estaríamos com o problema mais que solucionado!

Afinal, onde se encontram as estatísticas da produção dos assentamentos da Reforma Agrária? Quanto dinheiro público já foi gasto neles? O que faz o INCRA e o governo com o dinheiro dos nossos impostos?

Fonte: OESP, Domingo, 27 de Abril de 2008

Nenhum comentário: