terça-feira, 29 de abril de 2008

Raposa Serra do Sol

Senadora rasga o verbo (I)



No último 18/4/2008, a Senadora Kátia Abreu (Dem-TO) pronunciou relevante discurso sobre o direito de propriedade e a soberania nacional.


Depois de congratular-se com o General Heleno pela sua coragem, a senadora salienta que o Estado de Roraima está sendo fortemente prejudicado em seu progresso econômico.


Segundo ela, a questão Raposa Serra do Sol tornou-se alvo de polêmica. Hoje, isso se dá em Roraima, mas vem acontecendo também em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, no Pará, e, daqui a pouco, poderá ocorrer em Tocantins.


Em Roraima, há 18 mil índios e 1,7 milhão de hectares de área contínua de reserva, com várias etnias. Tal reserva está na divisa com a Venezuela, que também possui uma reserva indígena do outro lado, com a mesma etnia, com os mesmos familiares ianomâmis.


Trata-se de área contínua não apenas brasileira, mas que se estende pelas Guianas e pela Venezuela. É essa possibilidade, é esse perigo que o General Heleno quer mostrar para o Brasil.


Roraima cujo território é do tamanho de São Paulo tem hoje 93% de sua área em reserva indígena e em unidade de conservação ambiental, restando à população apenas 7% para a produção agrícola e industrial.


Toda a polêmica dos arrozeiros da Raposa Serra do Sol diz respeito a apenas 14 mil hectares. O que eles reivindicam é menos de 1% da área, ou seja, 0,68% da área de 1,7 milhão de hectares. Será que é tanto assim?

Nenhum comentário: