segunda-feira, 26 de julho de 2010

"Bons selvagens" mantêm reféns no Mato Grosso

x
Também era de se esperar!
x
Cerca de 300 índios invadiram na manhã de domingo a usina hidrelétrica de Dardanelos, no município de Aripuanã, em Mato Grosso.
x
Os indígenas chegaram armados e pintados para guerra e aprisionaram os 300 funcionários que trabalham na construção da hidrelétrica.
x
De acordo com Antônio Carlos Ferreira de Aquino, coordenador regional da FUNAI, a obra da hidrelétrica começou há cerca de três anos.
x
Já a Polícia Militar informou que seis funcionários entre engenheiros e gerentes da empresa Energética Águas da Pedra se ofereceram para ficar no lugar dos trabalhadores.
x
Uma reunião entre os índios e representantes da FUNAI, secretaria de Meio-Ambiente de Mato Grosso, Casa Civil do Estado e Promotoria Federal deve ser realizada até meio-dia de hoje para tentar dar fim à ocupação.
x
Houve alguma falha no processo de licenciamento e a usina foi construída sobre um cemitério indígena. Ainda segundo a Funai, representantes do órgão e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Brasília devem vir a Mato Grosso para negociar com os índios.
x
- Os índios vêm negociando um ressarcimento - diz o coordenador.
x
O grupo quer compensações financeiras pela obra da usina. [Capitalistas, hein?!)
x
Também temem prejuízo econômico, já que a hidrelétrica pode levar à uma diminuição do peixe e da qualidade da água da região quando começar a funcionar. [Fiquem tranquilos, pois os peixes irão se multiplicar!]
x
Fonte: O GloboCBN 26/07/2010
x

Nenhum comentário: