sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sete bilhões de habitantes?




Cabem todos no Brasil

Hélio Brambilla

Nesta série de posts para o GPS do Agronegócio ainda me resta um tema do qual não me esquivo: os sete bilhões de habitantes que povoam a Terra. 
Para um homem de fé, tais cifras não chegam a impressionar, pois foi o próprio Deus quem ordenou: “Ide e multiplicai-vos e habitai a terra toda”. 
Em recente conferência realizada em São Paulo, um especialista afirmou que se colocados no estado do Texas, os sete bilhões caberiam todos, ocupando um metro quadrado cada um.
Se o mundo todo afundasse e só restasse o Brasil, nele caberiam todos os habitantes da Terra, ocupando cada qual cem metros quadrados. 
Mais ainda, se colocássemos aqui quatro bilhões de pessoas – mais da metade da população mundial –, elas viveriam na mesma proporção de área por habitante hoje no Japão.
Como sabemos, os japoneses são detentores da terceira posição no ranking das potências mundiais, apresentando os melhores índices de bem-estar da população.
Cumpre lembrar que se apenas 22% do território japonês são agricultáveis, enquanto no Brasil essa taxa ascende a mais de 90%.
Portanto, se hoje existe fome no mundo, a questão deve ser de outra natureza, tendo sua raiz no próprio homem e envolvendo, portanto, uma questão moral e não geográfica.
A cristianização e a educação dos homens nas vias de uma verdadeira civilização certamente os conduziriam a aproveitar com sabedoria os recursos da terra, recebendo em contrapartida os padrões de vida dignos de um filho de Deus. 
Afinal, não foi em vão que o Verbo de Deus feito Homem, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos prescreveu: “Procurai primeiro o Reino de Deus e sua justiça e tudo o mais vos será dado por acréscimo”(MT. 6,31-33).

Nenhum comentário: