quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Apenas dotes literários para se tornar Nobel?

x
Este pessoal do Nobel sabe o que faz nesses tempos de tribalismo indígena... Veja e julgue, leitor.
x
Explorador da humanidade, Le Clézio viveu com índios no México e no Panamá. ’Essa experiência mudou toda minha vida', afirmou o autor.
x
Jean-Marie Gustave Le Clézio foi premiado com o Nobel de Literatura 2008. É considerado um dos mestres da literatura contemporânea em língua francesa, cuja obra prolífica é percebida como uma crítica ferrenha à civilização urbana e ao Ocidente materialista.
x
Le Clézio afirma dever muito ao México e ao Panamá, onde viveu por vários meses em 1970 junto aos índios. “Essa experiência mudou toda minha vida, minhas idéias sobre o mundo da arte, minha maneira de ser com os outros, de andar, de comer, de dormir, de amar e até de sonhar”, comentou certa vez, ao evocar essa época de sua vida.
x
Le Clézio é um homem tímido e já recebeu os apelidos de "escritor nômade", "índio da cidade" ou "panteísta magnífico" porque é um apaixonado pela natureza e criou um universo imaginário no qual os maias dialogam com os indígenas emberás da Colômbia; e os nômades do sul do Marrocos vivem com os escravos fugidos das plantações das Ilhas Maurício. Sua obra reflete uma nostalgia dos mundos primitivos.
x
Até os anos 80, Le Clézio tinha a imagem de escritor inovador e rebelde, apreciador dos temas como a loucura, mas depois passou a escrever livros mais serenos, nos quais a infância, a preocupação com as minorias, a atração pelas viagens ganharam o primeiro plano, o que o fizeram ser lido por um público muito mais amplo.
x
"Tenho a sensação de ser uma coisa pequena neste planeta, e a literatura me serve para expressar isso. Se me atrevesse a filosofar, diriam que sou um rousseauista".x
x
Fonte: France Presse
x

Nenhum comentário: