quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Globo 'aquece'...

x
x
x
... o deserto “reverdece”
x

Fotografias de satélites do Norte da África apontam que o deserto do Saara está em retração. A notícia pega a contrapé a pregação de que o “aquecimento global” estaria dilatando os desertos.
x
Vozes científicas apontam que em caso de “aquecimento” haverá aumento das chuvas e da vida nas regiões mais áridas do planeta.
x
Farouk el-Baz, diretor do Centro de Monitoramento Remoto da Universidade de Boston, acredita que o Saara está passando por uma transição mais úmida.
x
“Não se pode dizer ainda que esteja reverdecendo. Mas o deserto se expande e se contrai em função da quantidade total de energia recebida do Sol pela Terra. E isto ao cabo de milhares de anos”, disse o cientista.
x
O especialista talvez tenha pronunciado mais de uma “heresia” em relação ao dogma ambientalista: 1) O fator decisivo do aquecimento não é o homem, mas o Sol. 2) Sobre climatologia, deve-se raciocinar com longos períodos.
x
x
El-Baz acrescentou que “o aquecimento da Terra resultará em maior evaporação dos oceanos, que trará por sua vez mais chuvas”. Assim ofendeu mais um tabu da superstição ambientalista.
x
Segundo os alarmistas, o aquecimento causaria desertificação. Alguns até acenam com uma espantosa savanização da Amazônia.
x
O cientista, contudo, falou realidades confirmadas pelo bom senso: mais insolação = mais evaporação dos mares = mais chuvas.
x
x
Fica ainda por se ver se o aumento de chuvas com o conseguinte aumento das nuvens não terá um efeito moderador do “aquecimento global”, caso haja.
x
A população norte-africana pouco se importa com teorias irrealistas e luta para ganhar terras ao deserto. É uma atitude oposta à do exército de ambientalistas que elucubra “profecias” através de computador num escritório da ONU ou de uma ONG...
x
Por sua vez, no deserto da Namíbia, região “hiper-árida”, nos últimos anos as precipitações cresceram mais de 600%, segundo o centro de pesquisas Gobabeb.
x
No Egito, o reverdecimento avança em escala industrial com modernos métodos de rega artificial.
xx
A contribuição de cientistas e engenheiros agrônomos como el-Baz está permitindo que o Egito mude a areia do deserto em terra verde de modo inteligente, diz ainda a BBC.
x
Onde antes havia desertos, hoje crescem laranjais, plantações de limeiras e mangueirais com finalidade comercial. O panorama levou a BBC a se perguntar se os “desertos não estão reverdecendo”.
x
O programa visa recuperar 3,4 milhões de acres ao deserto, mas não falta ambientalista para criticar e criar obstáculos a esse progresso.
x
Na parte do Egito onde o deserto está ficando incontestavelmente verde, a tendência das populações é deixar as cidades e se instalar nas novas terras prometidas, conclui a BBC.
x
Fonte: http://ecologia-clima-aquecimento.blogspot.com/
x

Um comentário:

Anônimo disse...

Incrível!