sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Virou moda dizer que é índio


Governador do PT sai

pelas portas do fundo




O vereador de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, declarou à revista “Época”: “Nasci e cresci aqui e só nos últimos anos começou a aparecer índio para todo o lado. Sou descendente das mesmas pessoas que os que se dizem índios. Esse grupo achou um argumento infalível para conseguir terra: dizer que é índio”.

Na mesma reportagem, ao ser indagado, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, disse estar atento e vai procurar reverter a situação na Justiça, pois caso se concretize a pretensão de Babau, será um desastre para o município, com uma legião de desempregados que terá como alternativa exclusiva a periferia da cidade, engrossando os bolsões de pobreza, que já são grandes.

A preocupação do prefeito é mais do que razoável, pois a vizinha Itabuna foi apontada como a cidade mais violenta do País, em grande medida por causa do desemprego em massa motivado pela quebra da produção do cacau.

Proprietários prometem resistir

No final de novembro, cerca de 800 produtores fizeram uma manifestação no centro de Ilhéus. A convicção de todos era de resistir até a morte, mas não entregar seu torrão.

Encontravam-se ali para protestar proprietários cuja maioria possui apenas cinco ou dez hectares. Trabalham de sol a sol para vender alguns sacos de caroço de cacau, devido à praga nas lavouras, e ainda plantam uma rocinha para não morrerem de fome.


Aquela pobre gente, com carro de som, foi em marcha pelo centro da cidade até o Centro de Convenções, onde se encontrava o governador Jacques Wagner (PT) participando de um evento “cultural” com índios, quilombolas, sem-terra e homossexuais.

Ele gosta sempre de dizer que não permitirá a transgressão da lei pelos bandidos de Babau, mas não fez sequer uma reintegração de posse das quase 30 propriedades invadidas! Dizendo receber “democraticamente” a todos, na realidade exclui os produtores rurais prejudicados!

Preferiu o governador baiano sair vergonhosamente pelas portas dos fundos do edifício onde se encontrava... Será essa a democracia do PT?


Fonte: Helio Brambilla

Nenhum comentário: