segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Agronegócio: falta mão de ...


x
... obra qualificada

Encontrar um profissional para algumas funções no agronegócio tem-se tornado uma verdadeira dor de cabeça para os produtores.
x
Para o presidente da Federação dos Empregados rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), Élio Neves, ‘há uma carência profunda nesse sentido, porque vivemos uma espécie de apagão da qualificação profissional.’
x
O setor sucroalcooleiro possui atualmente cerca de 200 mil trabalhadores no corte da cana, mas esta função está com seus dias contados. Atualmente as usinas têm pedidos de 1 mil máquinas colheitadeiras de cana junto às fábricas...
x
O problema não se resume ao setor sucroalcooleiro. Há carência enorme de mão de obra especializada, nos mais diferentes setores da agricultura: motoristas, operadores de máquinas, tratoristas, mecânicos, eletricistas e técnicos em informática.
x
Outro problema sério é o nível de escolaridade no campo: 70% são analfabetos, ou são analfabetos funcionais.
xx
Fonte: Blog de Dom Bertrand
xxx

Um comentário:

Aline Michele disse...

Se o governo oferecesse mais qualificação profissional no lugar de bolsa esmola, o agronégocio seria ainda mais forte. Esse é o setor que carrega os outros nas costas, mesmo que os farristas do MST nunca admitam.