sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Minhoca na cabeça...

x
...para quem quer despoluir o solo
x
x
Leitor, veja como são as coisas na natureza criada por Deus. Uma recente pesquisa feita numa Universidade venezuelana afirma a eficácia das minhocas contra resíduos industriais no solo.
x
Conhecidas por tornar a terra mais fértil, as minhocas podem ser a solução para a eliminação de substâncias tóxicas como mercúrio e arsênio em aterros sanitários.
x
O composto produzido por elas também é capaz de absorver metais poluentes contidos nos resíduos industriais.
x
A avaliação foi dividida em duas etapas. Na primeira, os estudiosos utilizaram o material produzido pelas minhocas, conhecido como vermicomposto, para o tratamento de efluentes.
x
O resultado foi animador, pois o composto conseguiu absorver metais como chumbo, cromo, vanádio e níquel, agressivos para o meio ambiente e para o ser humano – na verdade, para os seres vivos em geral.
x
A segunda etapa colocou as minhocas na linha de frente para a limpeza de resíduos sólidos em aterros sanitários.
x
Durante duas semanas, elas ficaram em contato com o solo e conseguiram reduzir a quantidade de mercúrio em um nível entre 7,2% e 30,2%. A eficácia foi maior em relação ao arsênio: queda de 42% a 72%.
x
Caso as minhocas passem a fazer parte dos projetos de tratamento de resíduos industriais e aterros sanitários, elas podem diminuir os gastos com produtos utilizados para tal fim.
x
Fonte: Andres Bruzzone Comunicação http://meioambiente.terra.com.br/interna.php?id=297
x

Nenhum comentário: