segunda-feira, 5 de março de 2012

Jihad ecológica... ou



 

...mero jogo de cena?


Mujahidins verdes se voltam
contra a Ministra do Meio
Ambiente, Izabella Teixeira
Eles mostraram a cara. Talvez seja este uma dos grandes benefícios sociais desse processo de reforma do Código Florestal: o ambientalismo rachou claramente entre moderados e xiitas. Os fundamentalistas agora se voltam contra os moderados e centram fogo na Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

José Eli da Veiga, um professor universitário que vem usando seu PhD para dar ar de ciência a um conjunto bobagem que diz sobre o Código Florestal, atacou abertamente a Ministra Izabella em um entrevista longa publicada no Estadão. Leia a entrevista: 'Ministra fraca leva Código a um desastre'

Antes dessa guerra pela reforma do Código Florestal o ambientalismo xiita era o principal interlocutor nos debates que envolviam o tema. Ponto e contra-ponto eram sempre estabelecidos com um fundamentalista das pteridóficas em uma das suas posições. Ambietalismo e fundamentalismo ambiental confundiam-se. Não havia distinção aparente entre eles. Consequência de se ter sempre um fundamentalista como interlocutor era um debate enfezado, maniqueísta, sem saída, sem opção.

Na guerra do Código Florestal os xiitas mostram seus homens-bomba, suas mulheres-bomba, seus cientistas-boma, suas academias de ciência-bomba. Os jornais podem agora escolher entre ouvir um xiita e ouvir um ambientalista de verdade.

Quer um ponto de corte para distinguir um xiita de um ambientalista? Os xiitas são aqueles que serão derrotados. Derrotados por um processo democrático onde a reforma do Código Florestal foi aprovado sempre por esmagadora maioria dos reais representantes do povo brasileiro, derrotados depois um democrático processo de negociação entre o setor rural e os ambientalistas pragmáticos.

Jornalismo parcial

O Estadão publicou na semana passada duas longas entrevistas com "pesquisadores" contrários à reforma do Código Florestal, uma como xiita Carlos Eduardo Frickman Young e outra com o fundamentalista José Elis da Veiga. Cadê o contra ponto, Estadão? Se vocês têm uma opinião formada pela defesa do meio ambiente sobre os escombros da agricultura nacional como querem Young e Veiga, porque não defendem isso abertamente? Por que dar ar de jornalismo à defesa velada de um dos lados dessa disputa?

Em tempo:

Passei a ultima sexta-feira em trabalho de campo sem acesso à net, continuei sem acesso à rede ontem e hoje e, provavelmente não terei como atualizar o blog também amanhã. Este post está sendo feito em um cyber no tempo de um café expresso. Não pude desconstruir as imposturas elencadas nas entrevistas de Young e Veiga e talvez não tenha tempo de fazê-lo. Mas saibam todos que eles estão eivadas de tolices e é uma pena que não haja quem possa desconstruí-las.


Nenhum comentário: