quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Falsos quilombos vão chegando às cidades...


Rua em bairro valorizado de Porto Alegre vai virar quilombo

Governo federal desapropriará terreno e beneficiará 67 famílias.

Uma rua inteira na região central de Porto Alegre será desapropriada pelo governo federal para a criação de um quilombo urbano.

A área, hoje do Estado e da prefeitura, fica em um bairro da capital gaúcha onde o m² chega a R$ 6.000. Está cercada por condomínios e locais movimentados, como prédios públicos e um shopping.

Segundo laudo antropológico do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, lá vivem descendentes de escravos de uma baronesa dona do terreno no século 19.

Serão 67 famílias beneficiadas. O futuro quilombo, chamada de Areal, é uma rua estreita, sem saída, de cem metros de extensão. Tem casas simples que destoam do padrão da vizinhança. Parte delas ostenta fachadas antigas.

Se a demarcação for concretizada, a posse do terreno será transferida para uma associação de moradores autodeclarados quilombolas --o título, coletivo, não poderá ser vendido. Contestações podem ser feitas até outubro.

De acordo com a associação, duas das 67 famílias descendem de escravos que ocuparam a rua. Os demais se mudaram para lá ao longo do século passado. Há moradores brancos contemplados.

Os antropólogos responsáveis pelo laudo apontam uma identidade própria da comunidade --como culto de religiões de matriz africana e uma escola de samba mirim.

"Uma comunidade quilombola pode abrigar pessoas com laços de parentesco, afinidade, compadrio. Isso independe da origem", afirma o coordenador de projetos do Incra-RS, José Tagliapietra.

4 comentários:

Iracema disse...

Paradoxalmente, o art. 3º, inciso IV da Constituição Federal não é cumprido.

Iracema disse...

Paradoxalmente, mais uma vez a Constituição Federal é violada no art. 3º. inciso IV.

Iracema Pedrosa disse...

Paradoxalmente, mais uma vez, a Constituição Federal é violada no art. 3º. inciso IV.

Anônimo disse...

O que está ocorrendo no Brasil é uma verdadeira expropriação de terras sob os efeitos do Decreto 4887/2003, que ampliou ilegalmente a interpretação da Constituição Federal e criou milhares de falsos quilombos. A continuar assim o Brasil se tornará logo logo uma Venezuela ou mesmo uma Cuba. Comunista e atrasado. A quem interessa esse movimento Quilombola? Porquê dividir o povo brasileiro e incitar o racismo? Se nada for feito temo pela democracia do nosso País.