quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ministros terão de explicar assassinatos a tiros e pauladas...



Omissão?

A Câmara convocou hoje os ministros Gilberto Carvalho e José Eduardo Cardozo para prestar esclarecimentos sobre os assassinatos de produtores rurais cometidos por índios no Rio Grande do Sul.

A questão indígena será discutida na comissão de Agricultura da Casa. Os deputados Luiz Carlos Heinze e Giovanni Queiroz, autores do requerimento de convocação, acusam Cardozo de ter se omitido sobre a tensão na região.

"Os índios, de posse de um documento assinado pelo ministro José Eduardo Cardozo, garantem que a tragédia foi motivada por que o titular da pasta da Justiça não cumpriu um acordo firmado. No documento, datado de 19 de março, o ministro Cardozo assume o compromisso de receber as lideranças indígenas para dar prosseguimento às negociações sobre a requerida demarcação, em uma nova reunião que seria realizada no dia 5 de abril", escreveram os parlamentares no documento.

De acordo com eles, as datas combinadas não foram cumpridas e por isso os índios se revoltaram e bloquearam a estrada onde aconteceu o assassinato. 

"Mesmo sabendo do clima de tensão no município – pois não dá para acreditar que ele não fosse informado – o senhor Cardozo nada fez para tentar impedir o crime que se concretizaria horas mais tarde", afirmam.

Os deputados pedem ainda que os ministros expliquem quais medidas o governo tem tomado para evitar o conflito entre produtores rurais e índios no país. A Frente Parlamentar da Agricultura chegou a responsabilizar Cardozo e a Funai pelo ocorrido. Na semana passada, o ministro lamentou o caso e afirmou que o governo tem se empenhado para tratar do assunto.


Segundo a Brigada Militar da cidade gaúcha, os agricultores foram mortos cerca de três horas depois de terem furado um bloqueio que índios caingangues faziam em uma estrada para exigir a demarcação de terras no município. Os corpos dos irmãos Anderson Batista de Souza e Alcemar Batista de Souza foram encontrados em uma ribanceira com marcas de tiros e pauladas.

Fonte: Folha de S. Paulo


Nenhum comentário: