quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Crimes ambientais

x
O problema não está resolvido
x
Está para ser publicado decreto em substituição ao 6.514, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais. A informação é do deputado federal Luis Carlos Heinze, que participou de audiência pública na Assembléia Legislativa, promovida pelas comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e de Economia e Desenvolvimento, em Porto Alegre.

Heinze ponderou que não bastam as alterações no decreto, que apenas prevê as sanções para as irregularidades. ‘O problema é mais sério, temos que mudar a lei’.

A legislação a que ele se refere é o Código Florestal, que data de 1965. Entre 2000 e 2001, uma comissão especial elaborou projeto que previa mudanças, mas a União não deu andamento. O parlamentar visa conscientizar o produtor que os problemas não ficarão resolvidos com o novo decreto.

Durante a audiência, representantes de secretarias de governo, entidades agrícolas e prefeituras demonstraram revolta quanto à imposição das normas. ‘É inadmissível permitir que somente os produtores sejam responsabilizados pela preservação ambiental’, apontou o presidente da comissão de Agricultura, deputado Adolfo Brito.

Segundo ele, as perdas em produtividade no Rio Grande do Sul podem chegar a R$ 14 bilhões ao ano. As sugestões apresentadas durante a reunião serão compiladas pelas comissões e entregues pelos parlamentares ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Fonte: Correio do Povo
x

Nenhum comentário: