sábado, 8 de novembro de 2008

Raposa/Serra do Sol volta ao foco

x
Mozarildo protesta contra demarcação contínua
x
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)renovou suas críticas à demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol, que ele considera ser alvo de grande cobiça estrangeira.
x
Agora estamos diante de um fato concreto, disse ele: a Polícia Federal prendeu dois norte-americanos dentro da reserva, sem autorização das autoridades brasileiras, que é pré-requisito para entrar na reserva.
x
O senador reafirmou que demarcar essa reserva numa região sensível de soberania e rica em minérios foi um ato inconseqüente e insano do governo federal que o Supremo Tribunal Federal [STF] precisa rever - afirmou.
x
Mozarildo relatou que os dois norte-americanos que foram presos entraram na região através da Guiana e chegaram ao Brasil com vistos de turista com prazo de 15 dias. Um deles trabalha numa empresa de produção de petróleo e o outro é da área de Relações Internacionais.
x
O senador afirmou que os norte-americanos explicaram, na Polícia Federal, que "estavam evangelizando os indígenas". Mas o superintendente da PF de Roraima, José Maria Fonseca, disse que o comportamento dos dois e os equipamentos que portavam (celulares, máquinas fotográficas, telefone via satélite Global Star e GPS) pareciam indicar outra finalidade, relatou Mozarildo.
x
Segundo o senador por Roraima, os dois norte-americanos disseram fazer parte da Meva (Missão Evangélica da Amazônia), mas o presidente da organização, Milton Camargo César Sobrinho, negou qualquer ligação com eles.
x
Fonte: www.senado.gov.br/agencia



x

Nenhum comentário: