terça-feira, 21 de julho de 2009

Vistoria adiada

x
Mato Grosso do Sul, a bola da vez
x
O governador André Puccinelli anunciou hoje pela manhã em Dourados o adiamento da retomada dos trabalhos de vistorias para demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul.
x
O início das vistorias foi adiado em 15 dias para que governo e produtores indiquem representantes para a equipe de trabalho e acompanhar as vistorias, "como ficou acertado com o Ministério da Justiça".
x
A ação foi protelada pela 4ª vez desde a publicação de portarias da FUNAI, que criavam os grupos de trabalho para verificar qual a extensão do território da comunidade guarani.
x
A FUNAI assinou termo em novembro/2007 com a Procuradoria da República de Dourados, comprometendo-se a resolver a questão das terras de 45 mil índios até o fim de 2010.
x
Na sede do órgão, em Dourados, a ordem é manter o silêncio. Desde ontem, a direção da FUNAI no município faz reuniões sobre o assunto, mas não divulga o teor das discussões.
x
O sigilo que irrita o governo estadual é usado como estratégia para evitar mobilização de fazendeiros e reações contra os antropólogos que vão executar os estudos.
x
O trabalho é para identificação de terras tradicionalmente ocupadas pelos Guarani-Kaiowa e Guarani-Nhandeva na região sul de Mato Grosso do Sul.
x
Fonte: campogrande.news.com.br
x

Nenhum comentário: