sábado, 22 de agosto de 2009

A continuar assim...

x
... não haverá
x
mais
x
xpolícia
x
x
O Cel. Lauro Binsfield foi afastado do posto de subcomandante-geral da Brigada Militar (PM gaúcha) depois de chefiar operação de desocupação de uma fazenda que resultou na morte de Elton B. da Silva, em S. Gabriel.
x
Ao anunciar a substituição de Binsfield, o comandante da corporação, coronel João C. T. Lopes, admitiu algum erro da tropa orientada a usar somente munição não letal.
x
Na operação, os cerca de 300 soldados da Brigada enfrentaram resistência dos 270 sem-terra que estavam dentro da Fazenda Southall havia nove dias.
x
Na confusão, em meio ao barulho de bombas de efeito moral e disparos de balas de borracha, um tiro de espingarda calibre 12 acertou Silva nas costas.
x
A autópsia mostrou que Silva foi atingido pelo chumbo da arma de uso restrito de forças policiais. A própria Brigada Militar admite que o tiro foi dado por um de seus agentes.
x
O ouvidor agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário viajou para o Rio Grande do Sul e, ao chegar, criticou a Brigada por não ter aderido ao Manual de Diretrizes Nacionais para Execução de Mandados Judiciais de Manutenção e Reintegração de Posse Coletiva, que restringe o uso de cães, cavalos e armas de fogo em tais operações.
x
O corpo de Elton foi velado na capela da Santa Casa de S. Gabriel por centenas de sem-terra, que se despediram dele numa cerimônia religiosa ao amanhecer.
x
Os sem-terra que ficaram em S. Gabriel se manifestaram no centro da cidade pedindo a condenação do autor do disparo e reivindicando o assentamento de duas mil famílias acampadas no Estado.
xx
Fonte: O Estado de S.Paulo
x
x

Nenhum comentário: