quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Exageros da FUNAI...

... apontadados p/ Frente Parlamentar da
Agricultura
x
x
Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária voltaram a criticar as medidas adotadas pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) com relação à demarcação de reservas indígenas.
x
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados destinada a debater a criação de uma reserva de 18 mil hectares no sul da Bahia, deputados, representantes do Poder Público baiano e dezenas de índios debateram formas de garantir as terras para os tupinambás sem que haja prejuízo aos produtores rurais e à economia da região.
x
O presidente da Frente, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC) voltou a argumentar que somente as terras ocupadas por índios são passíveis de demarcação para criação de reservas.
x
Segundo ele, cerca de 20 áreas estão sendo demarcadas em Santa Catarina e que os atingidos são pequenos produtores rurais assim como ocorre na Bahia. De acordo com o parlamentar, o direito de propriedade está seriamente ameaçado no Brasil.
x
“Hoje os índios possuem 110 milhões de hectares e as projeções da FUNAI indicam 160 milhões de hectares. São muito mais terras do que os 47 milhões de hectares utilizados pela agricultura”, ponderou.
x
Para o deputado Luis Carlos Heinze (PP/RS), vice-presidente da FPA para região Sul, é preciso defender os interesses do Brasil.
x
“A criação destas reservas atendem a interesses estrangeiros, que querem transformar áreas privadas do nosso território em territórios para se apropriar de nossos recursos naturais, como água e minérios”, comentou.
x
O coordenador político da FPA, deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR), defendeu a aprovação de proposta em que o Congresso Nacional fica responsável por aprovar ou não a criação de novas reservas indígenas.
x
“Somos representantes legítimos de milhões de brasileiros que elegeram para defender seus interesses, seu trabalho e sua qualidade de vida”, salientou.
z
Fonte: Boletim Informativo – Dep. Valdir Colatto
x

Nenhum comentário: