sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Roraima: Saem arrozeiros e enntra o MST

x
Índios fecham parceria com MST
x
Seis meses depois de o STF expulsar os arrozeiros da Raposa/Serra do Sol, os índios se aproximaram do MST, que procura projeção no Norte.
x
O MST vai treinar técnicos indígenas em suas escolas no Rio Grande do Sul e doar 10 toneladas de arroz orgânico. Depois, a consultoria ocorrerá na própria reserva.
x
"O que a gente quer é parceria para transferência de tecnologia", diz a uapixana Pierlângela Nascimento da Cunha, chefe dos indígenas, pois "a lei é clara sobre isso."
x
Ela informa que os índios não querem produção em escala e que "a área de arroz foi toda destruída, a terra ficou sem nada, sem benfeitorias e lavouras, o que queremos é recuperar parte do plantio para subsistência."
x
No Amazonas, no Acre e em Roraima, o movimento busca adeptos e bandeiras. O MST no sudeste do Pará se mobilizou contra a Vale e ganhou adeptos.
x
Nos últimos anos, o MST têm buscado parcerias em Serra Pelada. Júlio Macuxi, do Conselho Indígena de Roraima, ligado a CNBB, é um dos mais entusiasmados com a parceria com o MST (também ligado a CNNB através da CPT).

x

Ele diz que o MST é a única entidade com tecnologia na produção do arroz orgânico.
(A EMBRAPA tem muito a aprender com o MST!)
x
"Não temos a preocupação de ganhar publicidade", diz Emerson Giacomelli, da coordenação gaúcha do movimento. (Mas se eles ainda existem é graças a publicidade que recebem de nossa complacente mídia).
x
"É claro que temos objetivo de fortalecer o intercâmbio com eles. Mas nosso interesse principal é de ajudá-los", completa. "Isso faz parte do nosso princípio."

xxx
Ele argumenta que a parceria não fere o discurso que prevaleceu na disputa no STF pela manutenção da reserva contínua - a garantia da cultura, do modo de vida dos índios. (Meras coincidências no pensar e no agir! Afinal, os dois movimentos são tutorados pela CPT e CIMI, ambos da CNBB, portanto uma só cabeça!).
x
"Queremos repassar conhecimento em hortifrutigranjeiros e milho para o sustento deles." As primeiras sementes devem chegar no próximo mês...

x
Este Blog lembra que há entre nossos leitores quem já propôse fazer uma carava daque do Sudeste até Roraima para ver a plantação de arroz que surgirá a partir dos índios e do MST. Só que a proposta dele é ousada: os caravanistas irão de marcha-à-ré!!!



Nenhum comentário: