sexta-feira, 21 de março de 2014

Nada a ver com mudanças climáticas...


Verões menos chuvosos e invernos mais frios

Já faz algum tempo que Paulo Etchichury, diretor da Somar, empresa de análise do clima, relata em artigos e conversas com clientes que o padrão do clima mudou. 

“Os verões tendem a ser menos chuvosos e os invernos mais rigorosos”, diz Etchichury. 

Na entrevista que segue ele explica porque a alteração não tem relação com as mudanças climáticas, mas faz parte de ciclos naturais de altas e de baixas na temperatura do Oceano Pacífico.

- Os verões têm sido cada vez menos chuvosos. O calor que vimos neste início de ano é um fenômeno eventual ou pode se repetir?

Já tem uns três anos que chove nos verões, como todos esperam, mas chove menos. Por isso, não temos uma recomposição dos lençóis freáticos e de reservatórios de água. Também estamos tendo invernos mais frios. Teve geada no Paraná. Teve neve em Curitiba, o que não acontecia desde a década de 70.

- O que provoca isso?

Estamos no que se chama de Oscilação Decadal do Pacífico — decadal porque envolve décadas, em ciclos de aproximadamente 30 anos. De 1975 a 2005, o Pacífico esteve mais tempo quente do que frio. Isso provocou mais chuva no Centro-Sul do Brasil e invernos mais amenos. Agora há um consenso na comunidade científica de que voltamos ao padrão registrado entre 1945 e 1975, quando o Pacífico ficou mais tempo frio.

- Não há, então, relação com as mudanças climáticas? A Oscilação Decadal do Pacífico é um ciclo natural, que não tem nenhuma relação com o fenômeno conhecido como mudanças climáticas.Então teremos de nos preparar para uma nova realidade pelos próximos 25 anos?


Sim. O mais importante é abandonar o paradigma de que, se tivermos uma seca, a estação chuvosa vai repor os reservatórios de água, os lençóis freáticos e a umidade do solo. Não temos mais essa garantia e precisamos nos preparar para isso.

Fonte: O Estado de S. Paulo/A.S. e M.C

Nenhum comentário: