quarta-feira, 4 de junho de 2014

Soja: Brasil já lidera exportação



Brasil consolida liderança mundial na exportação de soja

Da Redação

Com uma estimativa de embarque de 48,5 milhões de toneladas de soja na safra 2013/2014, o Brasil deve consolidar a liderança mundial nas exportações da oleaginosa, ficando à frente dos Estados Unidos, com 43,2 milhões de toneladas


Com uma estimativa de embarque de 48,5 milhões de toneladas de soja na safra 2013/2014, o Brasil deve consolidar a liderança mundial nas exportações da oleaginosa, ficando à frente dos Estados Unidos, com 43,2 milhões de toneladas, de acordo com a Expedição Safra (um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte).

No último ciclo, após a quebra da safra norte-americana, o Brasil assumiu a posição. Contudo, após a estiagem que castigou as lavouras brasileiras neste começo de ano, havia indefinição se o país conseguiria manter o posto.

"Nos últimos dez anos, a produção nacional de soja cresceu 67%. Por outro lado, as exportações quase dobraram, tiveram aumento de 95%", explica o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Para ele, a tendência é que a participação brasileira no mercado internacional de grãos continue crescendo.

De acordo com os indicadores do projeto, para os próximos anos, o Brasil deve ultrapassar 50 milhões de toneladas nas exportações e superar 60 milhões de toneladas até 2020. Nesse mesmo horizonte, a previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) é que os embarques norte-americanos oscilem entre 44,6 e 48,7 milhões de toneladas da oleaginosa.

A Expedição percorreu, nesta safra, mais de 60 mil quilômetros em 14 estados brasileiros, nos EUA, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em seguida, as equipes do projeto visitam os portos do Arco Norte do Brasil, para discussões e reportagens sobre logística e infraestrutura, e irão até a África, em um roteiro especial que investigará potencial e demanda do continente africano.

Com Agências

DCI, 4 de junho de 2014

Nenhum comentário: