sábado, 21 de fevereiro de 2015

MST: Pamonhada com o milho alheio


MST promove ‘Pamonhada Monstro’ na fazenda do senador Eunício
Leandro Mazzini


Acontece neste sábado a esperada ‘Pamonhada Monstro’ da ocupação de 1.500 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Fazenda Santa Mônica, de propriedade do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), em Alexânia, interior de Goiás.

É o resultado da primeira colheita de milho plantado pelo grupo desde o início da ocupação há oito meses. Milhares de pessoas já estão na propriedade preparando cerca de 10 mil pamonhas para os festejos de amanhã.

O MST propalou que a festa terá a presença do ex-presidente Lula – por ora um boato, pela boa relação do petista com o senador que teve a fazenda invadida.

Mas líderes do movimento são esperados, como João Pedro Stédile, além de aliados como religiosos da Pastoral da Terra. O Vaticano mandou representante há dois meses, e há uma curiosa e não explicada ainda presença de colombianos no local.

Eunício já avisou que não negocia a fazenda, de 12 mil alqueires (o alqueire goiano mede 48,4 mil metros quadrados), e articula saída amigável com o INCRA, sem precisar recorrer à desocupação através da PM de Goiás.

A extensão da Santa Mônica é tamanha que abrange a zona rural de três cidades goianas. Os sem-terra mantêm organização inédita, com hierarquia, seguranças armados em guaritas (ilegais) e cobra caixinha de R$ 20 por mês de cada família ( leia aqui )

O MST justifica a invasão com a tese de que grande parte das terras do senador são griladas, o que o parlamentar nega. A fazenda tem plantação de soja e criação de gado para corte.



Nenhum comentário: