domingo, 1 de fevereiro de 2015

O preço da incúria de nossos governantes



Com racionamento, PIB pode cair até 2%

MÁRCIA DE CHIARA E CLEIDE SILVA - O ESTADO DE S. PAULO

Economistas falam em queda de 0,5% no PIB em 2015 na atual situação, mas se faltar água e energia o tombo pode ser bem maior



A falta de energia e de água pode agravar o quadro recessivo da economia brasileira esperado para este ano. A queda no Produto Interno Bruto (PIB) projetada por economistas inicialmente em 0,5% para 2015 pode chegar a 1,8%, só por causa de um racionamento de energia, segundo a consultoria Tendências. 

Já a equipe de economistas do banco Credit Suisse considera um recuo de até 1,5% no PIB com o problema energético. Se for levado em conta também um corte no abastecimento de água, o recuo será ainda maior, podendo chegar a 2%, afirma Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências.

O impacto de um racionamento de água na atividade é um cenário novo para traçar projeções, pois não se sabe quanto as empresas do setor de serviços, que responde por 67% do PIB, consomem de água, observa Alessandra. 

Na indústria, existem alguns parâmetros. Para fabricar um carro e uma calça jeans, por exemplo, são gastos 400 mil litros e 17,2 mil litros de água, respectivamente.


OESP

Nenhum comentário: