domingo, 6 de julho de 2008

Denúncia profética? (III)

(...continuação)xxx
Amazônia em perigo (III)

Jornais estrangeiros falam em internacionalização
x
A título de exemplo, vejam-se estas notícias:

1) “Uma coisa tem que ficar clara. Esta parte do Brasil é importante demais para ser deixada aos brasileiros. Se perdermos as florestas, perderemos a batalha contra as mudanças climáticas”. A afirmação é do jornal “The Independent” em artigo intitulado Salvem os pulmões de nosso Planeta (15-5-08).
x
E acrescenta o jornal londrino: “A Amazônia constitui um precioso recurso para o mundo todo, e sobre a qual nós devemos tomar as responsabilidades”. É como dizer: a casa do meu vizinho constitui um precioso recurso para mim, logo vou invadi-la.
x
2) Com o título De quem é a Amazônia, afinal?,The New York Times” (18-5-08) afirma: “Um coro de líderes internacionais tem declarado cada vez mais abertamente que a Amazônia faz parte de um patrimônio mais amplo do que o das nações detentoras de seu território”.
x
E o jornal americano cita o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que em 1989 afirmou: “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não pertence a eles; ela pertence a todos nós”.
x
Ante tais ameaças, a existência de extensas e desprotegidas reservas indígenas na Amazônia aumenta as preocupações.
x
Para o próprio bem dos índios, deveriam eles ser normalmente integrados à civilização e catequizados aqueles que ainda não o foram, pois fazem parte da população brasileira, e não tem sentido permanecerem confinados em guetos, para ali vegetar numa vida infra-humana.
x
Mas, além disso, há o problema muito sério de que os índios não teriam como resistir a uma investida estrangeira.
x
Já não falamos de uma investida armada, contra a qual arcos, flechas e bordunas não fariam melhor figura do que peças de museu.
x
Referimo-nos à uma “imigração” insidiosa, patrocinada por ONGs suspeitas que, uma vez estabelecidas na Amazônia como em território próprio, facilmente se aproveitarão da ignorância e do pequeno número de indígenas em cada reserva imensa, para tentar aí a aventura de um estado comuno-indígena, independente e mesmo contrário ao Estado brasileiro.
xx(
(continua...)

Nenhum comentário: