segunda-feira, 7 de julho de 2008

As eventuais invasões do MST...

MST sensibilizado, agradece

Ao Correio do Povo, o ministro Tarso Genro qualificou o relatório do Ministério Público do Rio Grande do Sul – determinando a dissolução do MSTcomo inconstitucional e sustentou que não há necessidade de leis específicas para os movimentos sociais.
x
O ministro afirmou que “seria uma temeridade transformar uma questão de ordem pública, como são as eventuais (sic*) ocupações do MST em propriedades privadas, em questões relacionadas com a segurança do Estado. Iniciaríamos um processo de criminalização preliminar de movimentos sociais que não cabe dentro da Constituição”.

x
Para ele, “o regramento às ações do MST, como para qualquer movimento social no Brasil, já está dado pela Constituição”.
x
A fonte da notícia acima é do próprio MST, certamente muito sensibilizado e agradecido.
x
Com efeito, o ministro deve saber que as invasões do MST não são tão 'eventuais' assim...

[*] Ainda hoje, a imprensa noticia o levantamento Geografia das Ocupações de Terras, atualizado há pouco pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (Nera), instituição vinculada à Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo resultado assombra.

Foram 7.561 invasões em 19 anos! Isso perfaz mais de 400 invasões por ano!...
xx
Ademais, elas se caracterizam por atos de vandalismo e criminosos. Como ressaltaram os promotores gaúchos, o MST sob a tutela de “movimento social” se mantém na ilegalidade para não ser enquadrado criminalmente.
x
O MST não está protegido pela Constituição, como quer o Senhor Ministro. Como contribuição para o debate, este BLOG transcreve um trecho eloqüente do MST:
x
“As ocupações e outras formas massivas de luta pela terra, vão educando as massas para a necessidade da tomada do poder e da implantação de um novo sistema econômico: o socialismo!” (Documento Básico do MST – aprovado pelo VI Encontro Nacional).
x
Fonte: publicado por D. Bertrand – Paz no Campo

Nenhum comentário: