quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Raposa Serra do Sol: novidade

Indígenas descontentes com a FUNAI

BOA VISTA - Os índios da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiurr) ocuparam na tarde desta terça-feira (27), o prédio da Funai e fizeram como refém o administrador substituto Petrônio Oliveira. Cerca de 70 policiais, entre federais e militares, junto com o Corpo de Bombeiros estão na frente da sede da Funai, em Boa Vista.

A Sodiurr é contra a demarcação contínua da área indígena Raposa Serra do Sol. Os índios apóiam a permanência dos rizicultores na reserva indígena e defendem a demarcação da terra em ilhas.

Reivindicação

Na sede da Funai, os indígenas reivindicam 60 passagens aéreas com a finalidade de viajarem a Brasília para conversarem com os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), antes mesmo da decisão sobre a área Indígena Raposa Serra do Sol ser divulgada. “Brasília tem que ouvir a gente. Aqui na Funai (Roraima) nunca fomos atendidos com dignidade, sempre batalhamos por essas passagens, mas nunca conseguimos. Agora esperamos ser ouvidos por Brasília”, disse Getúlio Barbosa, representante da Sodiurr.

Segundo Getúlio, os índios só desocupam o prédio da Funai, após tiverem as passagens em mãos. O negociador dessas passagens é o administrador da instituição e refém, Petrônio Oliveira. Ele negocia diretamente, por telefone, com Brasília.

Os índios deixaram a imprensa entrar no prédio da Funai para ver as condições em que estão Petrônio Oliveira. No escritório no qual trabalha, permanecia sentado a mesa, com o telefone ao lado.

Ao ser indagado sobre a situação falou com tranqüilidade. “Tento me controlar o máximo possível. Espero as decisões de Brasília sobre as reivindicações exigidas por eles (índios). No momento o Governo Federal, não tem orçamento pra disponibilizar essas passagens. Vamos aguardar a decisão de lá (Brasília)”, destacou Petrônio.

De acordo com o delegado da Polícia federal Marcos Ronki, as negociações tiveram um ponto positivo. ”No momento em que chegamos, eles (índios) se intimidaram pelo nosso armamento, mas contornamos a situação. Com o pouco que conversei com Getúlio Barbosa, deu para perceber que eles sabem que essa é uma forma errada de reivindicar as exigências”, relatou Marcos Ronki.

Segundo Marcos Ronki, os indígenas querem mudar a decisão do STF sobre a demarcação de terras da área Raposa Serra do Sol.

O delegado espera uma decisão da liderança indígena para liberar o administrador Petrônio Oliveira. As polícias permanecerão no local até a retirada dos índios da sede.

Fonte: Marcelo Marques,especial de Roraima,para o Portal Amazonia


http://portalamazonia.globo.com/noticias.php?idN=77904&idLingua=1

Nenhum comentário: