segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Sanha do politicamente correto

x
Índios e infanticídio
x
Em artigo de imprensa, Denis Rosenfield critica a sanha do politicamente correto que acomete o Brasil. Exemplifica com o indigenismo exacerbado que termina por atentar contra a Constituição.
z
Salienta que relatos de infanticídios entre os indígenas são admitidos em nome da igualdade entre culturas. Em terra ianomâmi, tudo indica que se trata de uma prática comum.
z
Esses índios são os que vivem mais à parte da civilização. O argumento de que amplas extensões de terras são fundamentais para a sua reprodução física parece não se sustentar, dadas as suas condições precárias de vida.
z
Citando palavras de um interlocutor, Rosenfield diz: “Matar ou não um recém-nascido é uma ‘decisão dos pais’. Ou seja, cabe ao livre-arbítrio dos pais manter ou não em vida um recém-nascido”.
z
Para Rosenfield, quem sustenta o infanticídio como prática cultural pactua com um crime severamente punido pela legislação brasileira. Os índios são tratados como se não fossem brasileiros.
z
E continua: “Como a Constituição não se aplicaria a eles, estando suas aldeias situadas em território nacional e sendo auxiliados, e mesmo apoiados, por instituições do Estado?”
z
O autor vai além: há relatos de que o infanticídio seria cometido com o conhecimento de missionárias ali instaladas. As mulheres vão para o mato antes do parto, voltando sem o recém-nascido.
z
A morte é feita com a mãe asfixiando a criança no chão, com o pé. A situação não poderia ser mais escandalosa, pois esse tipo de conivência contraria frontalmente os princípios do cristianismo.
x
Como pode uma prática dita cultural se sobrepor a um princípio universal? Por que não reintroduzir a antropofagia em nome da "igualdade" entre diferentes culturas?
z
A situação deveria suscitar a indignação moral. Em nome de uma "prática cultural", haveria conivência com o assassinato de recém-nascidos, como se esta prática devesse ser "culturalmente" preservada.
z
Trata-se de uma manobra política perante a opinião pública brasileira, que desaprovaria tal prática se dela tivesse conhecimento. Vendem, porém, um outro produto, o de que os indígenas são "bons selvagens".
z
A opinião pública condena severamente o infanticídio. A menina [Isabela] que teria sido assassinada pelo pai e pela madrasta ocupou durante semanas o noticiário da mídia, causando indignação geral.
z
Fonte: OESP, 05 de Janeiro de 2009

Nenhum comentário: