sábado, 6 de junho de 2009

Sem-terra, quilombolas e índios

x
Reforma Agrária paralela
x
Não tenha dúvida, trata-se de uma Reforma Agrária paralela”, declarou Rolf Hackbart, presidente do INCRA. Por sua vez, afirmou Rui Santos, responsável pela questão quilombola no INCRA: “Podemos estar assistindo ao nascimento de um MST de negros”.
x
Um grave sintoma da debilidade de nossas instituições se traduz no seguinte: não bastasse a Reforma Agrária oficial, com todos os inconvenientes conhecidos, o Decreto 4.887 de 2003 do governo Lula desferiu novo golpe no combalido direito de propriedade através da “indústria quilombola”, essa “Reforma Agrária paralela” que já demarcou uma área superior à do território do Estado de São Paulo.
x
Com o seu conhecido tridente INCRA, FUNAI e IBAMA (moeda cunhada por Paulo César Quartiero, ex-rizicultor expulso de Roraima), burocratas do governo, eivados de ranço socialista, varrem do mapa plantações, ou mesmo prósperas fazendas, através de simples decretos, portarias, laudos antropológicos ou ambientais, e as substituem pelos assentamentos estatais da Reforma Agrária com sem-terras, quilombolas e índios.
x

Nenhum comentário: