segunda-feira, 8 de abril de 2013

Agrolink pergunta. O Príncipe responde




Agrolink: Em quais pontos o filme de Al 

Gore mentiu?

Dom Bertrand: -- Uma verdade inconveniente (2005), o famoso filme do Al Gore, vencedor do Oscar foi uma das grandes forças midiáticas que levantou a causa do aquecimento global antropogênico, e que ainda vem servindo de guia para muitos defensores do aquecimento, além de chamar a atenção do público.

O filme quer passar por verdade científica, apesar de não apresentar a menor prova para muitas de suas afirmações. Fico impressionado ao constatar quanto esse pretenso documentário possa gozar de credibilidade apresentando tantas falhas.

O magistrado inglês Michael Burton fez uma lista. Nessa lista ele aponta nove erros crassos do filme. O blog fakeclimate listou esses erros e "adicionamos também um erro bastante importante que verificamos".

Os nove (dez) erros de Al Gore

1- Não há provas que haja atóis do Pacífico a ser evacuados devido à subida das águas.

2 – É um exagero alarmista afirmar que o nível do mar poderá subir seis metros nos próximos anos.

3 – Não é provável que a corrente do Golfo esteja prestes a deixar de circular, lançando a Europa Ocidental numa nova Idade do Gelo.

4 – A coincidência exacta entre os aumentos das emissões de dióxido de carbono e as subidas da temperatura registadas nos últimos 650 mil anos, como afirma Al Gore, não existe.
5 – O derretimento da neve no Monte Kilimanjaro está longe de poder ser exclusivamente relacionada com a acção do homem.

6 – Não há provas da relação direta entre o desaparecimento do Lago Chad e o aquecimento global.

7 – São insuficientes as provas de que o Furacão Katrina seja consequência das alterações climáticas.

8 – Não há provas que os ursos polares estejam a morrer afogados por nadarem cada vez maiores distâncias em busca de placas de gelo. A verdade é que nos últimos tempos apenas foram encontrados quatro ursos mortos, por causa de uma tempestade.

9 – O desaparecimento de recifes de coral nos oceanos de todo o mundo não é conseqüência unicamente do aquecimento global. Há outros fatores, como a poluição e a pesca intensiva.

10 - Aquele gráfico que ele usa pra mostrar a relação de temperatura e dióxido de carbono está adulterado. Aquele é o famoso Taco de Hockey, um grande exemplo de como não se fazer ciência.

O renomado cientista brasileiro, o Prof. José Carlos Almeida de Azevedo, Doutor em Física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), denunciou que os “eco-alarmistas” divulgam que os mares estão subindo, ilhas estão desaparecendo. Com efeito, nada disso é comprovado. Eles misturam todas essas coisas para confundir o público.

No Rio de Janeiro, uma pessoa vendeu seu apartamento na praia de Ipanema após ler matéria sobre o tema, onde disseram que o nível do mar subiria sete metros. Quem se beneficia com isso são alguns aproveitadores, que investem em crédito de carbono, painéis solares, energia eólica e todas essas coisas. Eles estão ganhando fortunas colossais.

"Há uma decisão da Corte Superior da Inglaterra e Gales, que proibiu passar nas escolas o filme de Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, distribuído gratuitamente nos estabelecimentos de ensino para provocar essa comoção.

A corte inglesa, entretanto, analisou o filme, encontrou 9 erros [científicos] e proibiu que ele fosse projetado. Na realidade, os erros não são apenas 9, mas 35. É uma peça hollywoodiana, não fornece nenhuma fundamentação científica. É tudo balela, efeitos especiais." 


Nenhum comentário: