sábado, 27 de abril de 2013

Embrapa, patrimônio do Brasil (II)



Nos últimos 40 anos, o agro brasileiro obteve 

extraordinários ganhos de produtividade


Cesário Ramalho da Silva

(Continuação)


Toda essa grandeza coincide com a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que completa 40 anos. Criada em 26 de abril de 1973, a instituição tornou-se o maior agente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para geração de tecnologia de ponta para o agro. 

São feitos da Embrapa o melhoramento genético, gerando cultivares específicos para cada região; a transformação das terras pobres do Cerrado em solos férteis; rotação de culturas, técnicas para recuperação e manejo de pastagens e controle de pragas e doenças; novos processos de adubação, como a fixação biológica de nitrogênio; pesquisas em sanidade animal, reprodução, nutrição, entre outras inovações.

No entanto, o jogo agrícola internacional é dinâmico, e o Brasil tem de investir muito mais em pesquisa para que concorrentes não revertam a situação. Uma eventual defasagem tecnológica fará com que países que antes não traziam riscos passem a trazer.

O aparelhamento político em curso no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que vem esvaziando a bagagem técnica da pasta - sem lhe dar calibre político -, não pode se estender à Embrapa. 


O desmantelamento do Mapa preocupa e precisa ser estancado antes que se propague e atinja nosso maior expoente em inteligência para pesquisa agropecuária, trazendo prejuízos ao agro e, consequentemente, ao País. 

Como sabiamente disse um dos seus mais respeitáveis pesquisadores, Evaristo Eduardo de Miranda, a Embrapa não trabalha para o produtor, trabalha para o consumidor, que se beneficia de tudo o que é proporcionado pelo agro.

Aumento populacional e maior longevidade, incremento de renda e consumo crescente são os vetores do avanço contínuo da demanda mundial por produtos agropecuários, num quadro em que a oferta não acompanha. 


Num cenário cada vez mais restritivo de produção, pautado por desafios financeiros, sociais, ambientais e institucionais, o agro terá de acentuar sua produção verticalmente (mais produtividade), tendo como chave de evolução a tecnologia e as suas mais diversas ferramentas, com destaque para a biotecnologia, a nanotecnologia e a genômica.

O futuro está atrelado ao uso da ciência em favor do conhecimento e novas tecnologias. Para, no mínimo, não perder o posto privilegiado que conquistou, o agro do Brasil precisa de uma retaguarda estratégica ancorada em mais investimentos em ciências agrárias, o que passa neste momento pela blindagem e proteção do nosso maior patrimônio nessa área, a Embrapa.


Fonte: OESP, 27 de abril de 2013

Nenhum comentário: