terça-feira, 21 de maio de 2013

Além do PT, novas pragas geram...


... preocupação entre acadêmicos


Pesquisadores apresentarão 12 pragas que podem adentrar as lavouras brasileiras a qualquer momento e causar prejuízos bilionários, a exemplo da lagarta helicoverpa.


SÃO PAULO – No próximo dia 23 de maio, especialistas e governo vão se reunir na capital paulista para discutir estratégias de combate às chamadas “pragas exóticas” que nos últimos anos têm causado prejuízos bilionários ao Brasil. 

No evento serão apresentadas ao menos 12 potenciais pragas que se encontram em países vizinhos e que podem adentrar as lavouras nacionais a qualquer momento. 

“É preciso ter um plano efetivo de combate e prevenção porque uma vez que a praga entra, por não ter inimigos naturais nem produtos registrados para combate, seu desenvolvimento é muito difícil de se prever”, analisa o professor Evaldo Villela, titular do departamento de etimologia da Universidade Federal de Viçosa e coordenador do evento. 

Exemplo recente é a lagarta Helicoverpa, cujos prejuízos estimados chegam a R$ 2 bilhões. “Pode haver outras helicoverpas e não estamos preparados”, alerta.

O evento terá participação de alguns peso-pesados da área de pesquisa. Entre eles o pesquisador Aldo Malavasi, da Universidade de São Paulo (USP), considerado um dos maiores especialistas no assunto. 

Representantes do Ministério da Agricultura e acadêmicos de áreas diversas também estarão presentes. Às 9h30 acontecerá entrevista coletiva em que será apresentada uma análise do quadro, das potenciais pragas que podem impactar o País e o que está sendo feito para evitar novos prejuízos. 

Jornalistas que desejarem, podem acompanhar o evento completo..


Nenhum comentário: