segunda-feira, 13 de maio de 2013

Os dois graus centígrados de Schellnhuber



Revés "aquecimentista" na Alemanha

Os defensores do alarmismo climático na Alemanha tiveram outro revés: o fim do mandato de Hans-Joachim Schellnhuber, o principal assessor científico e "guru" da desastrosa política ambiental do governo de Angela Merkel.

Schellnhuber não teve renovado o seu mandato, o que pode significar um afastamento do radicalismo que tem marcado as questões climáticas.

O então ex-todo-poderoso conselheiro científico de Merkel era um ferrenho defensor de drástica redução das emissões de carbono, além de exibir discurso alarmista que lhe rendera a fama de dogmático e de não ter senso da realidade.

Em vídeo de 2008, Schellnhuber afirma que a Terra "explodiria" se a população humana chegasse a 9 bilhões de pessoas. Em 2009 ele afirmou que, se os seus apelos fossem ignorados, a população da Terra seria "devastada".

Para ele, a capacidade de suporte do planeta é de menos de um bilhão de pessoas e as emissões de dióxido de carbono (CO2) irão aquecer o planeta em 6°C até 2100, a menos que o seu plano de cortes drásticos nas emissões fosse implantado.

Schellnhuber é o inventor do mítico número de "dois graus centígrados" de temperaturas sobre os níveis pré-industriais. Mais tarde ele mesmo admitiu que o número não passasse de uma criação "política" para sustentar discussões ambientais.

Seu plano "A Grande Transformação" visando uma economia de baixo carbono, deveria passar por formas mais autoritárias de governo, na supressão sistemática da democracia e na marginalização dos ditos "céticos".

A chanceler alemã vem deixando transparecer um ambiente de cansaço na Europa quanto à pretensão de liderar a agenda mundial da "descarbonização", enquanto o resto do mundo se mostra cada vez menos disposto a segui-la.

Recentemente Merkel declarou que o problema da Alemanha é que ela está fazendo tudo sozinha, ao mesmo tempo em que vem enfrentando difícil situação econômica. Nada como um choque de realidade.

Fonte: Alerta científico e ambiental

Nenhum comentário: