quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Moradores da Raposa Serra do Sol acusam ...

... Polícia Federal de parcialidade

Indígenas aliados a produtores de arroz, moradores do Distrito do Surumu, área de maior tensão entre índios favoráveis e contrários à demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, apresentaram um relatório a um grupo de parlamentares com denúncias de suposta atuação parcial da Polícia Federal a favor do grupo ligado ao Conselho Indígena de Roraima (CIR).

De acordo com a funcionária da subprefeitura do Distrito de Surumu, Genilza de Ambrósio, os moradores que defendem a permanência dos arrozeiros “estão se sentindo desamparados, sem apoio da PF ou da Força Nacional de Segurança”.

No relato, entregue ao senador Mozarildo Cavalcanti e a deputados da Assembléia Legislativa do Estado, os índios acusam a PF de revistar apenas veículos ligados aos agricultores e liberar a entrada, sem restrições, para pessoas e caminhões a serviço do CIR.

“Somos discriminados. A Polícia Federal come e convive em parceria com o pessoal do CIR. Com a gente o tratamento é outro. Nós é que fazemos a nossa própria segurança”, afirmou.

No texto, os moradores também argumentam que há interferência de entidades estrangeiras, como as organizações não-governamentais Greenpeace, Amigos da Terra e WWF em defesa da demarcação contínua. “Dos padres, da Igreja Católica também. Fazem de tudo para excluir as famílias que trabalham com os agricultores”.

Procurada pela reportagem, a assessoria da Polícia Federal afirmou que apenas o superintendente da corporação em Roraima, José Maria da Fonseca, pode responder sobre a atuação da PF na região indígena, mas está em viagem a trabalho.

O Conselho Indígena de Roraima afirmou que nenhum dos diretores da entidade estaria disponível para comentar as denúncias do relatório.

Fonte: Luana Lourenço-repórter da Agência Brasil

Nenhum comentário: