segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O Brasil para os índios

x
Muita terra para pouco índio
x
Dados oficiais nos informam que as áreas indígenas já representam 13% do território nacional. Para que o leitor faça uma idéia do que isso representa, são cerca de 1,1 milhões de quilômetros quadrados para uma população estimada em 250 mil indígenas!
x
Ou seja, o dobro da área da França (543.965 km2 para 60 milhões de habitantes), ou mais de quatro vezes o território do Estado de São Paulo (248.808,8 km2 com cerca de 40 milhões de habitantes). E tais demarcações parecem estar longe de terminar, pois o governo Lula acaba de anunciar mais 129 até o final do seu mandato em 2010.
x
No lufa-lufa cotidiano, e sob um verdadeiro bombardeio de informações, a opinião pública não se dá conta do bem incomensurável que vai escapando de nossas mãos, e sobretudo de nossos corações. Fôssemos apenas nós os atingidos!
x
Suas seqüelas atingirão fatalmente nossos filhos e as gerações futuras. Dentre os muitos conflitos que convulsionam o Brasil hodierno, encontra-se a reserva indígena Raposa/Serra do Sol, no Estado de Roraima, extremo norte do Brasil, na fronteira com a Venezuela e a Guiana Inglesa.
x
E a FUNAI anunciou em julho de 2008 a demarcação no Mato Grosso do Sul, fazendo fronteira com o Paraguai, de novas reservas com quase 12 milhões de hectares de terras férteis e produtivas.
x
Diante de cenário tão sombrio, ocorre-nos perguntar: Como e quando surgiu tal revolução tribalista no Brasil? Para onde ela nos conduzirá? A quem aproveitará a quebra da harmonia entre os brasileiros? Não é verdade que todo reino [no caso, uma república federativa] dividido perecerá? A que ficará reduzido o Brasil, caso não haja uma sadia reação a tais políticas?
x
Pretendemos dar respostas às perguntas acima paulatinamente através deste Blog.
x

Nenhum comentário: