quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Quilombo: confusão criada

x
Sobrará para o contribuinte pagar a conta da briga
x

O município de Alcântara (MA) voltou a ser alvo de disputa desde que o governo federal autorizou a construção de uma nova base de lançamento de foguetes. O trabalho está parado. Os quilombolas reivindicam a área e exigiram a saída dos trabalhadores, além de bloquear os acessos à região.
x
Nós não somos contra a tecnologia. Eles podem encontrar outro lugar mais suficiente para fazer sua tecnologia”, diz João da Mata Sales, presidente da associação dos moradores.
x
Estudiosos acreditam que 75% do município pertençam aos quilombolas. Há cinco anos, a demarcação das terras é discutida pelo INCRA. “Ali existem comunidades remanescentes de quilombos, sim. Este é um fato inequívoco”, afirma o antropólogo Benedito Souza Filho.
x
Já o juiz federal José Carlos Madeira declarou que “o Estado brasileiro cumpra a Constituição e busque os meios adequados para preservar os interesses das comunidades sem comprometer, por outro lado, o interesse do Estado brasileiro”.
x
Roberto Amaral, presidente da Alcântara Cyclone Space, empresa responsável pela construção da nova base de lançamentos, criticou a decisão da Justiça: “Se amanhã o Brasil não tiver um programa espacial, a responsabilidade é dele”.
x
Fonte: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL773137-16020,00.html
x

Nenhum comentário: