quarta-feira, 1 de abril de 2009

Amazônia do Brasil?


xEspanhóis já querem a sua parte!

x

Na "seguidilla" da decisão do STF sobre a Raposa Serra do Sol, espanhóis planejam adquirir mais de 100 mil hectares na Amazônia para criar uma reserva natural administrada pelas comunidades indígenas [Blog: Engraçado! Civilizados vão ensinar índios a administrar o seu habitat...]

x
Segundo os responsáveis pelo projeto, a reserva ficaria entre a cidade colombiana de Leticia e o Parque Nacional de Amacayacu, na fronteira com o Brasil e o Peru, e às margens do rio Amazonas. O projeto piloto já acontece em um 'sítio' de 80 hectares.

x
Os promotores da iniciativa esperam conseguir uma fatia "suficientemente grande para conservar a cultura indígena e os ecossistemas", através da compra de terras de madeireiras e a cessão de outras por parte dos governos do Brasil, da Colômbia e do Peru.

z
O pesquisador Javier Lobón, do Conselho Superior de Pesquisas Científicas e membro da ONG Manguaré disse que não é fácil conseguir escrituras que certifiquem a propriedade do território, mas que conhecem os seus moradores e [já] colaboram com associações locais.

x
Os membros da ONG esperam conseguir financiamento com algumas entidades e organismos oficiais... [Blog: Certamente, poderão contar com os nossos cofres públicos através do INCRA e da FUNAI...]

z
Publicada em 01/04/2009

x

x

Nenhum comentário: