sexta-feira, 24 de abril de 2009

Como se instala um quilombo

x
Parece não ser sério, mas é!
x
xx
É significativo o nome do 1º quilombo urbano a ser reconhecido: Associação Quilombo da Família Silva.
z
Esse sentido “familiar” exprime muito bem a distorção conceitual que existe entre o que foram os quilombos e o que é a proteção que o ordenamento jurídico se dispôs a dar aos descendentes dos escravos que neles se refugiavam, os quilombolas.

z
Localizado em plena Porto Alegre, com área de 6,5 mil metros quadrados, o quilombo dos Silvas pode receber, ainda este ano, titulação definitiva. O INCRA já tem a posse formal de parte do terreno e só aguarda o encerramento da discussão sobre valores para transferir a titularidade aos quilombolas.
x
Um pormaior: os membros da família Silva não são de lá. Como conta reportagem de Elder Ogliari, no Estado de domingo passado, seus antepassados — quatro na ocasião — lá chegaram na década de 1940, saídos de São Francisco de Paula, no interior do Rio Grande do Sul.
z
Os quatro membros fundadores do quilombo dos Silvas, evidentemente, não haviam fugido da escravidão — extinta havia mais de sessenta anos. Chegaram à capital, vindos do interior, para lutar pela vida como tantos imigrantes, de muitas regiões do País e do mundo.
z
“O Quilombo Silva” — afirma um dos dirigentes do Movimento Negro Unificado do Rio Grande do Sul — “é um divisor de águas. O fato de o grupo assumir identidade étnica para garantir seu espaço físico e de ter sido vitorioso em sua luta provocou impactos em todo o País.”
z
É a vantagem dos quilombos urbanos sobre os rurais, até agora os únicos a obterem “registro” legal.
x
E vão proliferar, uma vez que para sua aquisição basta escolher o terreno que se pretende, ocupá-lo, demonstrar “resistência” em eventuais tentativas de despejo — e entrar com a documentação no INCRA...
z
Fonte: OESP// 19/4/09 //Notas & Informações
Blog: Se quiser ver a seriedade da questão em foco, não deixe de ler "A Revolução Quilombola" do jornalista Nelson Ramos Barretto.
z***

Nenhum comentário: