quarta-feira, 20 de maio de 2009

Chávez recorre ao MST...

x
... para cultivar arroz!
x
Numa troca amistosa de 'bons ofícios", a Venezuela do histrião Hugo Chávez passará a contar com a assessoria do MST brasileiro. O leitor sabe para quê?
x
- Para ajudar na produção agrícola em fazenda expropriada pela Reforma Agrária do governo chavista em uma nova etapa da chamada "guerra ao latifúndio".
x
A fazenda "El Frío", no norte da Venezuela, será [sic] um dos pólos de produção arrozeira no norte do país de Chavez.

Ali, o MST será responsável pelo desenvolvimento de dois projetos: um será destinado à produção de arroz e peixe orgânicos [que peixe é esse?], e o outro à criação de gado de leite.
x
Alexandre Conceição, do MST, que se encontra na Venezuela disse que o trabalho será o de organizar a produção e o trabalho dos agricultores com base no modelo de cooperativas utilizado nos assentamentos do Brasil.
x
"Depois eles devem assumir sozinhos o projeto, porque o objetivo final é facilitar a transferência tecnológica em agroecologia para que a Venezuela possa alcançar sua soberania alimentar", acrescentou.
x
Hugo Chávez, que ordenou seus funcionários a acelerarem o "resgate de terras", defendeu a técnica utilizada pelo MST em suas cooperativas como uma alternativa para incrementar a produtividade do campo venezuelano.
x
"É possível incrementar em 30% a produção com essas técnicas alternativas", disse Chávez. "No Brasil os sem-terra fazem isso. Aqui, temos uma brigada dos sem-terra há algum tempo trabalhando conosco".

Certamente se trata de uma das mais requintadas e bem conduzidas políticas internacionais do nosso outrora glorioso Itamaraty, hoje nas mãos do ministro Celso Amorim.

Quando a "Caravana de marcha-à-ré" - proposta por um nosso leitor - partir para ver a plantação de arroz dos índios, dentro de alguns anos, na Reserva Raposa/Serra do Sol, poderá aproveitar a ocasião e sitar os arrozais do MST na Venezuela...

z


Nenhum comentário: