terça-feira, 12 de maio de 2009

'A história de Chiquinho'

x
Chico Mendes deve ser razoavelmente identificado pelos leitores deste Blog.
x
Mas, veja como certa propaganda, mefistofelicamente bem feita, procura transformá-lo num "herói" ou num "santo" da causa ecológica radical, procurando ombreá-lo com tantos personagens de nossa História.
x
Chico Mendes vira
personagem de livro infantil
x
A história de luta do líder seringueiro Chico Mendes será contada para as crianças no livro 'A história de Chiquinho'. A obra, escrita pela acreana Walquíria Raizer com os desenhos do cartunista Ziraldo, será lançada no dia 22 de junho, na Biblioteca da Floresta Marina Silva, no Acre.
[Repare o leitor a simpatia do personagem para atrair crianças para a causa deles...]
x
Elenira Mendes, filha de Chico Mendes e presidente do Instituto Chico Mendes, foi quem idealizou o projeto. - A ideia nasceu desde que eu comecei a militar na causa, fiquei imaginando uma maneira de transmitir a história do meu pai para as crianças - disse.
x
Chico Mendes sonhou com o futuro e nele viu os jovens lutando por um mundo melhor. E esse era um de seus grandes desejos, o de que a juventude aderisse a uma causa humanista de preservação e sustentabilidade. Chico Mendes morreu, mas seus ideais ficaram como exemplo para uma geração e agora servem de inspiração para a publicação do livro.
xx
Ela procurou por Ziraldo, que a atendeu de imediato [tal seria que não o fosse!], e assim nasceu o personagem Chiquinho. Elenira planeja publicar outros volumes de 'A história de Chiquinho' em breve.

x
O cartunista Ziraldo e a escritora Walquira Raizer estão confirmados para o lançamento do livro em homenagem a Chico Mendes.
x
Ecologia, cartunista, Caratinga (MG), Rio Branco e Xapuri (AC)... nada os separa e tudo os une! Pobres crianças brasileiras! Pobre Brasil!
"Quem controla as crianças, controla o futuro", dizia Lenine...
xx

Nenhum comentário: