quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os índios e grande diáspora ...




... do Mato Grosso

 

 


Com todo o respeito que os nossos índios merecem, não podemos e não devemos admitir que mais de 8 mil famílias (veja reportagem da Globo News) de brasileiros sejam desalojadas de suas casas e largadas à própria sorte, sob o pretexto de devolver suas terras aos Índios Xavantes. Nem as lavouras já plantadas eles poderão colher.

Não se corrige uma injustiça com outra.

São mais de 165 mil hectares de terras produtivas, a maioria ocupadas com pastos e lavouras de grãos, que serão entregues para menos de 2 mil índios que não possuem a mínima aptidão para a lavrar a terra. (Veja imagem).


Muitas das famílias ali assentadas possuem Títulos dos Imóveis adquiridos de boa fé há mais duas décadas. Gente que gastou a juventude numa região inóspita e sem atenção do Governo, lavrando a terra e produzindo alimentos. 

Gente que ajudou a construir o Brasil. Jovens que hoje se tornaram velhos e já não dispõem da mesma força para reconstruir a vida em outro lugar.

Essas pessoas começarão a ser expulsas de suas casas e terras nos próximos dias.

Mas, você pode ajudá-los.

Através do link você poderá endossar um abaixo-assinado solicitando a suspensão dos despejos das famílias de Colonos do assentamento Posto da Mata.


Em tempo, recebi essa mensagem hoje de um leitor mato-grossense do blog. Acho que a causa é justa e me ocuparei mais dela nos próximos dias. 

Já assinei a petição e recomendo a assinatura. Entretanto, discordo do pedido de clemência. Aqueles pessoas precisam é de respeito e não de clemência.

Diáspora: [Do gr. diasporá, 'dispersão'.] S. f. (...) 2. P. ext. Dispersão de povos por motivos políticos ou religiosos, em virtude de perseguição de grupos dominadores intolerantes



Nenhum comentário: