sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Querem imobilizar o Brasil...



‘NYT’ destaca crescimento populacional

na Amazônia e preocupação ambientalista

São Paulo — Reportagem do jornal americano New York Times revela o surgimento e o crescimento de diversas cidades em meio à Amazônia, dizendo que os cientistas [quais?] são estão alarmados com a chegada de projetos industriais na região. 

O jornal diz que a expansão dessas cidades é evidente em locais como Parauapebas, que, em uma geração, evoluiu de uma pequena colônia marcada por conflitos de mineiros para uma cidade com shopping e concessionária da Chevrolet [que atrevimento sem nome dos brasileiros!!!]. 

Embora a ditadura militar tenha construído estradas [teríamos de pedir autorização a quem para construir estradas em nosso território? A ONU?] no intuito de ocupar a Amazônia e defendê-la dos estrangeiros, [outro atrevimento absurdo! o desmatamento que o crescimento populacional tem causado na região preocupa cientistas.

Alguns pesquisadores dizem que o êxodo rural em países tropicais como o Brasil na verdade ajuda a diminuir o desmatamento, já que algumas áreas rurais se conservam por ter uma diminuição populacional, o que ajuda no reflorestamento.

Porém, a maior parte dos cientistas discorda dessa visão. Eles dizem que a migração aumenta o desmatamento porque dá espaço para que pecuaristas, que já são responsáveis por reduzir em boa parte as áreas florestais, comprem terras de pequenos agricultores e expandam seus negócios.

Incentivos fiscais para a indústria de manufatura promoveram crescimento populacional em Manaus e nas cidades vizinhas. [Querem ou não querem nos imobilizar numa carapaça de gesso?]

Já cidades como Sinop, no Mato Grosso, cresceram cerca de 50% graças à expansão da soja. [Veja bem leitor, não se pode plantar mais soja no Mato Grsso!] Construções de grandes hidrelétricas também impulsionaram os dados habitacionais na Amazônia.


Fonte:  Folha de S. Paulo, domingo, 25 de novembro de 2012 

Nenhum comentário: