segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Bahia: produção de cacau aumenta quase 600%


Produção de cacau cresce em até 590% na Bahia

Da Redação

Durante séculos, o cacau foi plantado em áreas de floresta densa, por conta do mito de que a sombra das árvores era necessária para o seu desenvolvimento. 

Por este motivo, ele sempre sofreu com alta incidência de pragas e doenças, além da baixa produtividade e a impossibilidade da mecanização dos processos. Mas este cenário está mudando. 

A Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, tem atuado desde 2004 com os produtores de cacau na região sul da Bahia, alcançando resultados expressivos com aumento de até 590% na produtividade da cultura. 

"Com a técnica de irrigação por gotejamento podemos direcionar o local do cacaueiro que receberá a água, além de enviar os nutrientes necessários para a melhor produtividade da cultura, por meio da nutrirrigação", afirma Fernando Bastos, coordenador de vendas da empresa. 

De acordo com Bastos, neste novo do trato agronômico dos cacaueiros, a cultura deixa o meio das florestas para ser plantada em áreas planas e a pleno sol. 

"Em alguns casos a cultura da banana acaba colaborando com o processo, pois pode ser plantada antes, fornecendo sombra e proteção ao vento até que os cacaueiros estejam prontos para assumir a totalidade da área cultivada", explica Bastos. 

O chefe agronômico da Netafim, eng. Carlos Sanches, complementa: "Atualmente os cacauicultores mais tecnificados, que utilizam o modelo de gestão operacional da cabruca, chegam a alcançar produtividades médias da ordem de 80 arrobas por hectare. 

Nos últimos anos foram desenvolvidas novas técnicas de cultivo a pleno sol, com clones tolerantes a doenças.


 DCI, 22 de dezembro de 2014


Nenhum comentário: