terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Café: recorde de exportação


Embarque de café deverá bater recorde este ano

Carine Ferreira

Os embarques de café verde e industrializado do país deverão crescer pouco mais de 15% em 2014 na comparação com 2013 e alcançar o recorde de 36 milhões de sacas, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé).


No período de 12 meses até novembro, o volume atingiu 36,052 milhões de sacas, resultado que fortalece a projeção. Nos primeiros 11 meses do ano, foram 33,056 milhões. 

O recorde atual é de 2011, quando as exportações brasileiras chegaram a 33,5 milhões de sacas. Em 2014, lembra Guilherme Braga, diretor-geral do CeCafé, o desempenho das vendas externas tem sido puxado pela aquecida demanda pelo produto brasileiro, pela comercialização de volumes estocados nas últimas duas safras e por uma mudança de estratégia de boa parte dos cafeicultores 

Segundo ele, muitos produtores passaram a observar mais atentamente o comportamento do mercado e dosaram melhor suas vendas. Com isso, mesmo em um ano em que os preços do café subiram de forma expressiva em função da seca, houve certa regularidade do fluxo de comercialização. 

Com o aumento do volume e a alta das cotações, a receita com as exportações brasileiras do produto também está em franca elevação. Conforme o CeCafé, entre janeiro e novembro os embarques totais renderam US$ 5,92 bilhões, 23,5% a mais que em igual período de 2013. 

Entre os destinos do café brasileiro, chama a atenção o avanço das vendas para o México. O país, que tem tradição no mercado inclusive como exportador, importou do Brasil 670,7 mil sacas nos primeiros 11 meses de 2014, mais de oito vezes o volume comprado no mesmo intervalo de 2013 (78,4 mil). 

A maior parte dessas importações é de café robusta (conilon) para a fabricação de café solúvel, observa Braga. O México tem um parque industrial grande e também exporta o produto industrializado. Para Braga, a boa qualidade ajudou a ampliar essas vendas de robusta brasileiro. 

Nenhum comentário: