quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Cuba -- E agora Francisco? E agora Barack?


Marido de Yoani Sánchez e líderes dissidentes 
são detidos em Havana
Prisões teriam acontecido horas antes de protesto na Praça da Revolução

por O Globo com agências internacionais
Adicionar legenda


HAVANA - O marido da blogueira cubana Yoani Sánchez, o jornalista Reinaldo Escobar, e o líder dissidente Eliecer Ávila foram presos em Havana nesta terça-feira.

Mais tarde, os dois fariam parte de um protesto organizado pela artista Tania Bruguera. Outros dissidentes também foram presos.

"Estão levando meu marido e Eliecer em um carro da polícia, algemados", relatou Sánchez pelo Twitter. Ela não foi encontrada para comentar o episódio.

Escobar dirige o site opositor "14ymedio", enquanto Ávila lidera o grupo de oposição Somos Más. Além deles, o dissidente Antonio Rodiles relatou por telefone, à Associated Press, estar sendo detido.

Bertha Soler, líder do grupo de familiares e presos políticos Damas de Blanco, disse que duas mulheres do grupo foram presas, mas uma foi libertada.

Além disso, garantiu que a polícia faz vigilância nas casas de pelo menos 20 de seus integrantes.

Enquanto Yoani não foi encontrada para comentar o caso, o dissidente Elizardo Sánchez, da Comissão Cubana de Direitos Humanos, relatou que ela estava sendo mantida por policiais em sua casa. Mulher de Ávila, Rachel Vázquez confirmou sua prisão.

Para esta terça-feira, Tania Bruguera havia organizado um protesto em forma de intervenção artística na qual um microfone ficava de frente à sede do governo local. Ela não havia recebido permissão para conduzir a apresentação.

Yoani já havia dito, através de suas redes sociais, que apoiaria a manifestação de Bruguera, chamada de "Yo Exijo También".

O episódio foi o primeiro de detenções políticas em Havana desde o anúncio da retomada das relações diplomáticas entre Cuba e os EUA.

Apesar de o governo de Raúl Castro ter se comprometido a libertar 53 presos políticos como parte do acordo, grupos dissidentes afirmam que ainda não tiveram ciência de qualquer soltura até o momento.


Nos EUA, o senador democrata Robert Menendez, um linha-dura nas relações com Havana, cobrou resposta do governo Obama às detenções.


Nenhum comentário: