sábado, 20 de dezembro de 2008

As mazelas da Reforma Agrária

x
INCRA = balcão de negócios
x

O INCRA de Mato Grosso é um balcão de negócios. Mas agora vai funcionar dentro da PF. Tem que colocar lá nas celas as placas da sala da presidência, da procuradoria..., ironizou o procurador da República Mário Lucio Avelar.

Com a operação, o atendimento no INCRA em Cuiabá foi suspenso. A Justiça decretou a quebra do sigilo bancário de todos os envolvidos no esquema.
x
A investigação começou em 2007, quando uma testemunha relatou o deslocamento de títulos de fazenda para terras devolutas, a fim de facilitar a desapropriação e empréstimos em bancos. Há indícios de fraude desde 1998.
x
Há 600 projetos de assentamentos do INCRA no Estado. E é de conhecimento público que muitos deles são fraudados – disse Avelar.
x
Ele vai investigar o processo da Fazenda Rio Azul desapropriada pelo INCRA por cerca de R$ 65 milhões no início deste mês. As fraudes incluíam desapropriação de terras vedadas para reforma agrária; produção de laudos falsos e avaliação superestimada.
x
O grupo criava falsas demandas para a reforma agrária, fazendo constar a existência de movimentos sociais reivindicando assentamento e risco de conflito social.
x
Fonte: Agência Brasil; Anselmo Carvalho Pinto - Especial para O Globo
x

Nenhum comentário: