terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Nova Raposa/Serra do Sol?

x
FUNAI cria outro foco de agitação social
x
A FUNAI acaba de criar uma nova “Raposa/Serra do Sol” no terceiro maior município de Alagoas, ao menos no que se refere ao nível de tensão.
x
O documento da FUNAI define os limites da terra Xucuru-cariri, em Palmeira dos Índios, numa área de 7.073 hectares onde existem 463 propriedades e uma população não-indígena de 2.315 pessoas. Os índios são apenas 1.337.
x
O número de propriedades é sete vezes maior que as identificadas para a operação de retirada de posseiros da Raposa/Serra do Sol, em Roraima, cuja área é 240 vezes maior.
x
Na área de Alagoas, possuem terras o prefeito eleito da cidade, vereadores e um deputado estadual, além de um conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas. E 80% das propriedades têm menos de 10 hectares.
x
Enquanto os índios dizem que não têm o que negociar com os proprietários, estes afirmam que vão até o fim para reverter os limites definidos pela FUNAI.
x
Uma equipe de pesquisadores foi chamada para contrapor pontos históricos do relatório da antropóloga Siglia Zambrotti Dória.
x
Para os Xucuru-cariri, a área identificada é considerada pequena, mas eles receberam da FUNAI a garantia de que ela será maior futuramente. A reivindicação é na verdade de 13.020 hectares.
x
Questionado se teme a ocorrência de conflitos na região, o prefeito Albérico Cordeiro (PTB) afirma: “Estou temeroso, não vou dizer que não estou”.
x
Fonte: BRENO COSTA/AGÊNCIA FOLHA
x

Nenhum comentário: