sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Brasil para todos... brasileiros!

x
Mozarildo pede que Raposa/Serra do Sol
x
abrigue índios e não-índios
x
O senador Mozarildo Cavalcanti pediu que antigos ocupantes da Raposa/Serra do Sol, mesmo não sendo índios, possam continuar na reserva com os índios. O parlamentar defendeu a permanência dos não-índios ao fazer uma reflexão sobre a ação que o STFestá julgando.
x
Cavalcanti assinalou que essas pessoas fazem parte de grupos que moram e trabalham na área há três ou quatro gerações. Muitas, inclusive, mantêm uniões com integrantes das comunidades indígenas.
x
Mozarildo afirmou que nem ele, nem o senador Augusto Botelho ou o governo do Estado são contra a reserva. Ele salientou que o que defendem é a sua demarcação de forma contínua e não-excludente.
x
- Que não seja preciso retirar ninguém de lá, sem mais nem menos - explicou o senador. Que os habitantes casados estão sendo reconhecidos pelo STF como pertencentes às aldeias, mas, em sua opinião, seria necessário que também fossem amparados os direitos de 500 famílias que estão sendo expulsas da reserva. Elas até já formaram a Associação dos Excluídos da Raposa Serra do Sol.
x
- Essas pessoas estão sendo retiradas de lá com uma indenização imoral e sendo assentadas de forma indigna em assentamentos do INCRA, sem nenhum tipo de assistência, coisas que só têm paralelo na história na Alemanha de Hitler e na Rússia de Stalin - protestou o senador.
x
O julgamento no STF não tem data marcada para recomeçar, mas espera-se que seja retomado em fevereiro, com o voto do ministro Marco Aurélio, que pediu vista do processo.
xx

Nenhum comentário: