quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Áreas indígenas terão bases militares?

x
Os militares não acreditam
x
O Ministro Jobim anunciou instalação de unidades militares em áreas indígenas amazônicas, atendendo ao decreto presidencial de julho p.p. "Podem protestar à vontade, mas os postos militares serão instalados", advertiu.

Os militares vêem nisso mais uma manobra do ministro Tarso Genro para manter a demarcação das terras indígenas em faixas contínuas, como na Raposa/Serra do Sol, que poderá ser julgada pelo STF no próximo dia 27 do corrente.
x

Como os militares defendem a demarcação em ilhas, para eles, ao convencer Lula a assinar o decreto, o ministro Tarso Genro teria sugerido a criação de tais unidades para assegurar a votação no STF pela demarcação contínua.
x

Jobim não comentou a posição de Tarso, pois a análise será do STF. Mas deixou claro que, seja qual for a decisão do Supremo, ela será cumprida. O ministro disse não temer conflitos na Raposa/Serra do Sol, mas reconheceu que podem ocorrer protestos.
x

O prazo de anúncio dos novos quartéis é de 60 dias, mas a instalação não ocorrerá em menos de dois anos. Cada unidade custará R$ 32 milhões. Hoje, há 38 unidades na região amazônica.

Há quem afirme que com R$32 milhões o Comando da Amazônia dá conta do recado de nossas fronteiras com folga...
x

Fonte: http://www.estadao.com.br/ Tânia Monteiro/12/8/08.

x

Nenhum comentário: