quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Visita indesejada

x
ONU inspecionará o Estado de Roraima
x

O relator especial para os direitos indígenas da ONU, James Anaya, visitará a Raposa/Serra do Sol para avaliar a situação em que vivem os indígenas.

x
A ONU vem advertindo o Brasil, há meses, que não está satisfeita com a situação e cobra resultados na proteção aos direitos dos índíos.

x
Hoje, Anaya visita em Brasília a FUNAI, o Ministério da Justiça e Celso Amorim. O relator recém eleito escolheu o Brasil como primeiro destino, diante da gravidade da situação em Roraima.

x
Nossa diplomacia teme que a visita resulte em ressentimento no STF sobre a intromissão estrangeira no caso, pois, no momento, julga a demarcação das terras na Raposa/Serra do Sol.

x
A preocupação foi passada ao relator que optou por realizar a viagem sem alarde, sem contacto com a imprensa durante seus 12 dias pelo Brasil.

x
Não é a primeira vez que a ONU se intromete em Roraima. Em 2007, o Brasil foi alertado várias vezes sobre eventuais violações do direito dos indígenas.

x
As cartas pediam que o governo garantisse a paz na região. Na verdade, tudo estava em paz por lá, até que chegaram as ONGs estrangeiras e os padres da esquerda católica que atiçaram o confronto racial.

x
O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso a documentos da ONU que relatam reuniões a portas fechadas entre diplomatas brasileiros e a ONU.

x
Financiados e manipulados por ONGs e religiosos, alguns índios de Roraima estiveram recentemente com representantes dos governos da Espanha, Bélgica, Itália, França, Reino Unido e Vaticano para pedir apoio a sua causa.

x
Agora, Anaya promete levar o caso aos países da ONU. O relator fará uma avaliação da situação e apresentará parecer ao Conselho de Direitos Humanos da entidade.

x
Além da reserva, Anaya visitará os ianomâmis e grupos indígenas em Manaus. Outra preocupação dele é com a situação dos guaranis na região de Dourados (MS). Ele irá a Mato Grosso do Sul antes de concluir sua missão.

x
Fonte: OESP 14/8/08

x

Nenhum comentário: